O Porquinho do Pedro

Pedro tinha um porquinho-cofre azul que ganhou no aniversário. Ele queria muito comprar um skate novo para brincar nas férias de dezembro. Mas toda vez que recebia moedas, corria para a cantina e gastava com doces.


Um dia, sua professora de matemática contou que dezembro parecia longe, mas cada moeda guardada agora se transformaria em um pedacinho do sonho dele. Pedro começou a imaginar: “E se eu colocar só R$ 2 por semana no porquinho?”


No primeiro mês, viu que já tinha juntado um bom valor. No segundo mês, decidiu guardar também as moedas que encontrava no sofá. Em outubro, o porquinho estava tão pesado que Pedro quase não conseguia levantar. Quando chegou dezembro, ele abriu o cofre e... conseguiu comprar o skate dos sonhos!

Moral da história: economizar é como plantar sementinhas. No final do ano, você colhe o fruto dos seus cuidados.

Exercício prático: pegue uma folha e desenhe um cofre. Dentro dele, desenhe ou escreva três coisas que você quer comprar no final do ano. Agora, faça um plano: quantas moedas ou notas vai colocar por semana para conseguir?

Esse post é para você criança/jovem que já pensa em controlar seu dinheiro e é para você professora que quer umas ideias para tratar de educação financeira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog